SOJA FAZ MAL?
- Beatriz Macedo
- 16 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Me responde ai, quantas vezes você ouviu alguém falar mal da coitada da soja? Aposto que não havia nenhum argumento fundamentado para isso né?! Simplesmente jogaram a informação no ar e depois mudaram de assunto, rs! Está na hora de atender o porque...
Precisamos falar sobre esse alimento milenar (muito presente principalmente na cultura oriental e ocidental até hoje), citada em escritas desde a dinastia Shang (1500 a 1027 a.c) de forma esclarecedora!
São geradas em vagens, são da família das leguminosas, assim como o grão de bico, feijões, lentilha e ervilha. Porém apresentam maior concentração de proteínas, lipídeos, sais minerais (Ferro e Cálcio), e menor concentração de carboidratos e fibras. É uma boa fonte de Fósforo, Magnésio,Vitamina B2, B3, Vitamina E e K.
Há aproximadamente 30 anos atrás, começaram a pesquisar sobre o grão da soja e acharam um composto bioativo chamado isoflavona, muito parecida estruturalmente com o estrogênio (conhecido como hormônio feminino) e começaram a chamar as isoflavonas de "fitoestrógenos".
Realizando estudos na época, utilizaram quantidades excessivas de isoflavonas em animais (quantidade que seria "impossível" uma pessoa consumir vindo da soja diariamente) e esses animais desenvolveram algumas anomalias hormonais.
Porém, além da quantidade excessiva, esses estudos foram feitos em ratos e não em humanos.
Atualmente foram realizadas inúmeras revisões bibliográficas - isto é, um compilado de todos os estudos relacionando a soja/isoflavonas com desfunções hormonais ou/e prejuízos à saúde humana - não foi encontrada nenhuma relação do consumo de soja com distúrbios hormonais em humanos (crianças, adultos, idosos, mulheres, homens, etc).
Desmentindo o boato de que o consumo de soja frequente estaria relacionado a antecipação da puberdade, ginecomastia (crescimento de mamas em homens) e etc.
A semelhança da isoflavona com o estrogênio é somente estrutural, o receptor do estrogênio não é compatível com o da isoflavona, - isso significa que as isoflavonas não atuam com o papel hormonal no nosso corpo. -
Isso quer dizer que o consumo de soja é seguro em todas as fases da vida.
E vai muito além disso, a soja pode diminuir em até 40% - para aqueles que consomem soja ao longo da vida - o risco de alguns tipos de câncer (mamas, ovário, próstata e até de intestino).
Portanto, consumam soja, cozinhe o grão, comam tofu, tempê, leite de soja, missô, proteína isolada da soja, PTS e por ai vai... - procurem por soja não transgênica sempre que possível -
GRÃO DE SOJA (100g)
Carboidrato: 30,16g
Lipídeo: 19,94g
Proteína: 36,49
Fibras: 9,3g
Espero ter ajudado a desmistificar esse assunto tão polêmico!
Qualquer dúvida, só entrar em contato comigo.
Beijos de luz.
Nutri Bea Macedo.
CRN 3-58059
<FONTE: Livro Soja hormônios e câncer. A ciência por trás dos mitos. Dr. Lucas Caseri>
Ler de uma fonte confiável é outro nível. Obrigado!!